segunda-feira, 25 de abril de 2016

Entrevista com a Professora Cleide Aragão sobre a importância do estágio supervisionado na formação do professor de matemática

A professora Cleide Aragão é professora temporária há 2 anos na Escola de Ensino Fundamental de Médio Ministro Jarbas Passarinho nas turmas de 1º a 3º ano do ensino médio da disciplina de matemática. A mesma é estudante do curso de licenciatura em matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú, onde encontra-se no ultimo período do curso.

Aparecida Melo: Na sua opinião qual a importância do estágio para a formação do curso de licenciatura?
Profa. Cleide Aragão:  É de extrema importância, pois é nesse momento que ele terá o primeiro contato com a sala de aula deixando de ser aluno e vendo por outra óptica, a de professor.

Aparecida Melo: Como o aluno pode aprender e/ou absorver práticas no estágio e levar para a sua vida de professor?
Profa. Cleide Aragão: O momento do estágio é muito interessante para que o aluno possa fazer as observações sobre a forma de ensinar do professor titular da sala e poder levar para si práticas produtivas que o profissional aplica em sua sala, bem como verificar possíveis erros e tentar não repetí-los quando estiver sobre o comando de uma sala de aula.

Aparecida Melo: Como o estágio pode ajudar ao futuro professor de matemática a desmistificar junto as seus futuros alunos que a matemática não é um "bicho papão"?
Profa. Cleide Aragão: Nesse primeiro momento o aluno/estagiário poderá sentir da turma como ela ver a disciplina de matemática e a partir disso estudar formas e técnicas de inserir o conteúdo de forma mais tranquila, trazendo o assunto debatido em sala de aula para a realidade do dia a dia e mostrar sua funcionalidade na prática.

Aparecida Melo: O estágio seria já uma primeira oportunidade do futuro professor colocar ideias em práticas com os alunos da sala e dessa forma poder testá-las se é realmente viável?
Profa. Cleide Aragão: Com certeza. O aluno do 6º período de uma faculdade já deve ter em mente algumas idéias inovadoras que queira colocar em prática na sua vida profissional e com certeza o estágio pode ser usado como forma de laboratório para observar se essa idéias podem render o esperado.

Aparecida Melo: Na sua opinião, voltando para o curso de matemática em questão, quatro disciplinas de estágio supervisionado durante o curso é suficiente para o futuro professor ter vivência de sala de aula?
Profa. Cleide Aragão:   Acho que sim. Confio que quando um curso é formado, os professores da faculdade envolvidos nesse processo, levam em consideração esse tipo de situação, sempre tentando atender a contento as necessidades que o aluno enfrentará no período do curso. Quatro semestre corresponde a 2 anos, então é praticamente a metade do curso que o aluno passa dentro da sala de aula como estagiário.

Um comentário: